Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguinea do dente, é a parte de interesse dessa área da odontologia.
A maioria dos problemas de canal acontecem quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e infecção. O canal também pode precisar de tratamento quando há algum trauma dental ou fratura.
Então, o que é um tratamento de canal?
Tratar um canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, esvaziando esse espaço. Lógico que esse espaço dentro do dente fica infectado também, então a endodontia alarga os canais com as limas, retirando a dentina infectada e lava tudo quimicamente. Posteriormente, o canal é fechado com materiais que conservem aquele lugar livre de bactérias e o dente possa continuar na boca. Um trabalho quase que artesanal.
Tratamento de Canal tem a fama de ser dolorido, porém, o dente dói se não for tratado. A pulpite, inflamação da polpa mais comum tratada por esta especialidade, é muito dolorida mesmo e essa dor só chega se o paciente deixar aquele dente cariado sem tratamento. O tratamento em si é realizado com anestesia e a dor pode ser controlada com remédios.
Cada grupo de dentes tem um número diferente de canais. Isso mostra a diferença de dificuldade de cada dente e explica a diferença de preço entre tratar um dente incisivo que só tem um canal e de tratar um dente 1º Molar superior que pode ter de 3 a 4 canais.
Atualmente, a Endodontia entrou em uma nova era com uso de instrumentos rotatórios e do microscópio clínico, o que aumenta o índice de sucesso dos casos. Se há estrutura dental remanescente suficiente, sempre é melhor optar pelo tratamento do canal, biologicamente e financeiramente.